Por trás da imagem de um dos ícones publicitários mais reconhecíveis do mundo, está uma história encantadora e pouco conhecida. O logotipo da RCA Victor, com o famoso cãozinho Nipper ouvindo atentamente o gramofone, tem raízes profundas e significativas.
Tudo começou com o pintor inglês Francis Barraud. Após a morte de seu irmão Mark, Francis herdou um fonógrafo de manivela, alguns cilindros de cera e um pequeno cão chamado Nipper, um Fox Terrier. Observando o comportamento curioso de Nipper quando os cilindros reproduziam a voz de seu falecido irmão, Francis teve uma ideia brilhante.
Francis imortalizou o momento em sua tela, intitulando-a de “His Master’s Voice” (A Voz do Seu Mestre). Era 1895, e ele acreditava que a Edison Bell Co. de Londres, criadora do fonógrafo a cilindro, poderia se interessar pela obra. No entanto, a peça foi rejeitada.
O quadro permaneceu em seu workshop por quatro anos até que William Barry Owen, gerente de relações e propaganda da gravadora “Gramophone”, soube de sua existência. Owen sugeriu a Francis que substituísse o fonógrafo na pintura por um gramofone para disco inventado por Emilio Berliner em 1888. O pintor seguiu o conselho e pintou o gramofone sobre a figura do fonógrafo.
Em 10 de julho de 1900, Emilio Berliner registrou a marca. No ano seguinte, Berliner e Elridge H. Johnson fundaram a RCA Victor em Camden, Nova Jersey, em 3 de outubro de 1901. A partir desse momento, a imagem de Nipper tornou-se famosa em todo o mundo. Todos os produtos fabricados pela empresa levaram o emblema do cãozinho ouvindo atentamente o gramofone.
Desde as primeiras gravações acústicas em matriz de cera até as atuais gravações a laser, em mídias compactas ou digitais, Nipper continua sentado em frente à buzina, simbolizando a paixão pela música e a busca pelo som perfeito.
O logotipo da RCA Victor transcendeu gerações e permanece como um testemunho da conexão emocional entre a música e os ouvintes.
Nipper, o cãozinho, continua ouvindo a música através dos tempos. 🎶🐶🎵