As redes sociais são os principais métodos para se comunicar com seu público e melhorar a atenção dos ouvintes de web rádio. Twitter, Facebook e Instagram são onde as pessoas buscam atualizações de conteúdo, fazem perguntas e aprendem sobre você pessoalmente. É importante publicar regularmente para que o público saiba que você está por perto. As pessoas acessam as redes sociais diariamente, logo, anunciar a programação diária ou semanal da sua web rádio vai incentivar os ouvintes a conhecerem melhor a programação da sua web rádio.As maiores estações de rádio postam diversos conteúdos nas redes sociais. A Jovem Pan publica em seu canal do Youtube todos os programas que são apresentados diariamente. Usa o Facebook e o Instagram para divulgar ao público o link de suas publicações. Além disso, eles geralmente capturam clipes e os transformam em memes de imagens fixas para serem postados no Instagram. Os memes são uma forma bem descontraída de conquistar a atenção do público, mas, é importante conhecer o seu público antes de fazer uso deles. Conectar o público a trechos de conteúdo pode ser um método eficaz para levá-lo às suas transmissões e atrair novos ouvintes. Grave stories com chamadas para a seu programa, poste antes do início da programação e faça um convite a eles. Faça o mesmo durante a programação para os que ainda não conectaram.
Além das postagens focadas no conteúdo, é importante se envolver com os ouvintes em um nível mais pessoal. Uma publicação simples como “Como vocês estão?” pode fazer maravilhas. Mostre interesse e que se importa com seus ouvintes, responda as interações dos ouvintes, responda todos da melhor forma possível, envolva seus ouvintes com um contato direto e mais próximo.
Seguindo o ponto anterior, basear o conteúdo especificamente em torno de seus ouvintes pode atrair pessoas para suas transmissões. Como exemplo, você pode criar um programa com a opinião dos ouvintes. Utilize as enquetes e os chats para buscar a opinião dos ouvintes sobre um determinado assunto, escolha um tema, faça uma pergunta e depois leia as respostas dos ouvintes. Você também pode usar as redes sociais para fazer isso, o instagram tem ferramentas de perguntas e resposta que pode ajudar a aumentar o alcance. Um conteúdo como esse não precisa ser sério e pode ser apresentado de uma maneira divertida e fácil de exibir programas, e envolver seu público de maneira mais casual. Isso também pode ajudá-lo a determinar os interesses do seu público, permitindo criar conteúdo que ele goste. Também serve como propaganda para transmissões, melhorando a atenção do ouvinte de rádio. Alguns podem se conectar a sua web rádio apenas para conhecer o programa.
Além de postar nas redes sociais que você está ao vivo, você pode criar uma hashtag para o programa, com essa hashtag você conseguirá monitorar quem são as pessoas que estão falando sobre o seu programa na internet, além de aumentar o poder de divulgação e compartilhamento nas redes sociais. Convidar o público para se tornar parte do programa tem sido um elemento básico das emissoras tradicionais há décadas, porque atrai aqueles que querem que suas vozes sejam ouvidas e os torna parte da experiência. O Studio Online é uma ótima ferramenta para te auxiliar, com ele você pode enviar um convite para um ouvinte e ele consegue se conectar facilmente. Sempre que quiser você pode trazer um ou mais ouvintes para participar das suas transmissões ao vivo.
Ser acessível é vital para o envolvimento do ouvinte. Os ouvintes querem saber que a voz do outro lado do rádio é um ser humano como eles. Publique fotos casuais de si mesmo dentro e fora da web rádio, no Instagram, deixe as pessoas saberem que você está viajando, o que você está comendo e o que você gosta, mostre todos os lados diferentes de si e de seus interesses. Ninguém se sente bem o tempo todo, portanto, mostrar o lado vulnerável de si mesmo de vez em quando ajudará o público a se relacionar com você e a fortalecer essa confiança. Esse tipo de transparência contribui bastante para aumentar a atenção do ouvinte de rádio.
A colaboração com outros locutores e a amigos pode atrair novos ouvintes e promover os próximos programas. Divulgue nas redes sociais que terá a participação de outra pessoa junto de você na programação. Tente convidar pessoas que vão agregar em seu programa, debata com eles anteriormente qual tema será abordado no programa e crie um pequeno roteiro para vocês conduzirem de uma maneira bem estruturada do início ao fim.
No clima politicamente pesado de hoje, as pessoas podem rapidamente abandonar o navio se não gostarem ou concordarem com você como pessoa, mesmo que gostem do seu conteúdo. Embora seja muito importante ser honesto e aberto com as pessoas, como mencionado anteriormente, garanta que você tenha um filtro em relação aos tópicos mais sensíveis. Tenha conhecimento prévio do que se pode ser dito ou não para o seu público.
Fonte: Maxcast