A sua web rádio definitivamente precisa ter uma forte presença nas redes sociais, isso é um primordial para buscar este público que está tão fragmentado. A grande pergunta é: “mas como vou fazer isso?”.
Não existe uma fórmula de como usar as redes sociais, infelizmente não tem um botão escrito “viralizar” que você a aperta e pronto, mas, existem algumas estratégias para que você seja mais visto. Continue lendo esta matéria até o final pois daremos algumas dicas de como ter mais presença e influência.
Que tal trazer convidados “de peso” para sua transmissão? Isso enriquece o seu programa e tem a grande vantagem de que estas pessoas tem um público enorme nas mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter. Uma grande parte dos fãs e seguidores vão acabar ouvindo sua rádio por causa do seu convidado e quem sabe passam a ser seus ouvintes depois de lhe conhecer. É claro! Se você já tem um bom público, através de você, da sua entrevista, eles podem passar a seguir o seu convidado o que seria bom pra ele também. Antes que o convidado vá a seu programa, peça a ele para divulgar a participação dele no maior número de canais possível, peça para que o convidado marque você nas postagens e você também faça o mesmo nas suas redes sociais. Essa “promoção cruzada” é bom para os dois, faz com que sejam expostos ao público um do outro, o que aumenta o seu alcance no mercado.
Você pode publicar a entrevista na íntegra em canais como o Youtube, e também fazer algumas “pílulas”, alguns recortes dos melhores momentos da entrevista, e distribuir nas suas outras redes sociais. Como exemplo, você pode dar uma olhada no canal do Youtube “Flow Podcast” que sempre tem longas entrevistas, mas, mantém um canal secundário chamado “Cortes do Flow” onde tem alguns trechos de minutos com os melhores momentos de cada entrevistado. A cada nova entrevista, terão momentos engraçados, interessantes, tristes, comoventes ou simplesmente desastrosos! Estes pequenos momentos tão interessantes, ao serem divulgados nas redes sociais, podem ser a “porta de entrada” para que as pessoas se interessem pelo seu programa e comecem a assistir o resto do seu conteúdo. Muitas vezes estas pequenas pílulas acabam por viralizar na internet, e assim, um de seus ouvintes passa para um amigo que passa para outro amigo e isso começa a trazer ainda mais público para sua web rádio.
O brasileiro sempre usou de humor para lidar com seus problemas. Como diria um sábio ditado, chorar não paga as contas. Mais que qualquer outro povo, nós usamos os memes como forma de nos expressar sobre os mais diversos assunto, mesmo os sérios como pandemia, terceira guerra mundial, política, etc. Memes se espalham pelas redes sociais e WathsApp com uma velocidade incrível e por isso são uma maneira bem humorada de aumentar seu alcance, chegar até as pessoas. Sei que não é tarefa das mais fáceis criar deste tipo mas vale muito a pena principalmente se for algo relevante para seu programa e ao mesmo tempo para o público em geral. E vale de tudo! Você pode usar vídeo, áudio ou imagens qualquer coisa pode se tornar um meme. Existem muitos perfis no Instagram por exemplo que tem muitos seguidores que não postam nada além de memes. Você também pode criar o seu e usar isto para atrair as pessoas para sua web rádio.
Já falamos anteriormente em trazer convidados a sua rádio para que eles divulguem seu programa em suas redes sociais, correto? Porque não fazer também o inverso? Desenvolva boas relações de colaboração com outras rádios, Youtubers, influenciadores digitais e podcasters pois pode ser uma maneira muito interessante de trazer novos ouvintes. Muitas vezes nem se trata de fato de aparecer no programa de outras pessoas, mas sim ter “visibilidade” mesmo que seja virtual, marcando presença nos posts, comentando, participando de alguma forma. Isso fortalece sua marca e ao mesmo tempo faz com que você apareça para outros públicos que ao ver você, podem ficar “querendo mais’. Nunca perca uma oportunidade de aparecer em transmissões fora da sua rádio (ou redes sociais) e não se esqueça de compartilhar em todos os seus canais. Levar seu público para outras transmissões passa credibilidade para seu público e mostra o apresentador que você é. Existem inclusive pessoas que fazem transmissão de podcast dentro do LinkedIn, uma rede social focada em trabalho, onde ele traz outros criadores de conteúdo para seu programa, focando especificamente o público relacionado a negócios. E é lá onde está concentrado seu maior público. Além de que as ferramentas dessa plataforma são ótimas, pois, notificam as pessoas sobre quando as transmissões estão agendadas. Mesmo que você não seja da área de negócios, este é um ótimo exemplo sobre se conectar a outras pessoas para aumentar as suas chances de captar mais público, de uma área específica. Esta estratégia pode funcionar para você também.
Fique sempre de olho em todas as novidades, tudo aquilo que é tendência no momento e compartilhe em sua rádio e nas suas redes sociais com as famosas “hashtags” mais populares. Um grande exemplo disso é o Twitter onde ao abrir você pode ver os “trending topics”, os assuntos mais comentados com suas hashtags. Sempre que houver um assunto ou evento interessante que está se espalhando com força e rapidez na mídia, não deixe de cobrir, noticiar e espalhar nas redes sociais. Use sempre as tags mais relevantes e que tem maior tração. Um exemplo? Quando houve a tragédia da morte de George Floyd nos Estados Unidos, foi assunto no mundo todo usando a hashtag #blacklivesmatter.Mas fique atento para não cometer erros grosseiros ou ser desrespeitoso com determinados assuntos, como por exemplo tragédias. Afinal, as pessoas não gostam de pessoas que possam parecer aproveitadores tentando tirar benefício da infelicidade alheia ou de gente que tenta manipular suas emoções. Muito cuidado para não criar uma reputação negativa. Se o tema que está “bombando” é algo que você não gosta ou assunto que você não domina, não precisa fazer um programa inteiro sobre isso, apenas fale um pouco e siga em frente. É importante ficar por dentro das novidades mas se você não tem muito a acrescentar sobre o assunto, as pessoas vão perceber e vão se desligar. Pode ser até que seja melhor não dizer nada.
Uma transmissão é de certa forma um compromisso, pois demanda que a pessoa esteja sintonizada no horário em que acontece o que nem sempre é possível. Por isso é interessante diversificar seu conteúdo, transformar seu “áudio” em textos escritos e vídeos. Desta forma você pode usar estes conteúdos em texto e vídeo para atrair novos ouvintes, dê-lhes pequenas partes do que você produz e eles ficarão com fome de mais. Isso pode ser uma ótima porta de entrada para que as pessoas descubram sua web rádio, e também funciona muito bem como backlinks para publicar nas redes sociais. Além de fazer esta transformação dos seu áudios em textos e vídeos, você pode também fazer qualquer conteúdo extra que seja relevante, que esteja alinhado com a sua rádio, como por exemplo, se sua rádio for baseada em esportes, escreva artigos cobrindo grandes eventos esportivos, opiniões sobre jogadores, etc. Seja lá qual for seu tema, mantenha-se no foco com consistência que não tem erro! As pessoas vão ficar interessadas e irão para a sua rádio.
Este é um tema sensível porque dói no bolso. Se você procura uma certa rapidez para fazer seus posts nas redes sociais serem vistos por um grande número de pessoas, pode ser interessante usar anúncios pagos. Existem várias maneiras de impulsionar suas postagens para que apareçam na linha do tempo das pessoas como “postagens patrocinadas”. O Facebook por exemplo permite que suas postagens tenham muito mais visibilidade por uma pequena taxa e ainda permite que você defina seu público alvo separando por gênero, idade, interesses e muito mais, para que você apareça exatamente para quem você quer aparecer. Tudo na vida infelizmente tem um preço, e isso pode ser um problema se você está começando, mas com certeza tem ótimos resultados. Como diria um velho ditado, as vezes para ganhar dinheiro você tem que gastar dinheiro.
Estimule seu público a compartilhar seu conteúdo nas redes sociais através de pequenas competições e sorteios. Isso pode aumentar e muito seu alcance, fazer você chegar até as amigos dos seus amigos. Se você oferecer algum tipo de recompensa para quem compartilhar, seja algum brinde ou mesmo “vitrine”, uma maior exposição, ajudar a outros criadores de conteúdo a aparecer mais. É muito possível que você já tenha participado de alguma promoção nas redes sociais em que tenha que marcar um ou mais amigos e se eles curtirem a página você ganha um brinde. Também não é raro de dentro do Youtube um canal divulgando outro canal que é parceiro, ou seja, uma divulgação “cruzada” onde um divulga o outro. É uma forma de trabalho muito interessante pois traz um grande fluxo de conteúdos e novas pessoas, e pode construir uma boa imagem da sua marca já que você demonstrará boa vontade em dar alguma coisa ou ajudar as pessoas a se divulgarem.
É uma estratégia de marketing bem simples mas amplamente usada no mercado e que traz bons resultados para qualquer negócio, inclusive rádios. Basta você seguir estes três passos:
Esta é a uma fórmula efetiva para cada 6 peças de conteúdo compartilhadas nas suas redes sociais.
Agora que você já conhece algumas maneiras de captar novos ouvintes usando as redes sociais e como expandir seu território nas mesmas, é hora de entrar em ação! Mas saiba que estas pequenas dicas não são o limite, ainda tem muito mais a ser descoberto, fique de olho, coloque a cabeça para pensar um pouco e quem sabe você não pode inventar algo genial, um novo viral da internet.
Fonte: Maxcast