Ao estabelecer a sua rádio digital, um dos primeiros pensamentos com relação ao seu crescimento deve ser a de adotar estratégias de marketing para que o alcance do seu projeto seja potencializado. Isso resultará em mais público, uma afirmação da sua autoridade sobre o tema abordado pela sua rádio na internet, o que consequentemente resultará no aparecimento em anunciantes dispostos a usar todo esse alcance e público ao seu favor. Crie um site (caso ainda não tenha) para a sua rádio e faça conteúdos em forma de posts, vídeos ou até mesmo podcasts relacionados com o que a programação da sua rádio aborda. Além disso, faça-se presente nas redes sociais que o seu público-alvo costuma acessar, e produza conteúdo de qualidade e que agregue valor à quem irá consumi-lo. Você conseguirá atrair mais pessoas que se tornarão futuros ouvintes da sua rádio e que fortalecerão o seu vínculo com os anunciantes e parceiros.
Ter apenas um número expressivo de ouvintes ou curtidas nas redes sociais não garante um alto número de parcerias. Atualmente, já existem formas de crescer curtidas por meio da compra de seguidores ou outras formas imorais. O seu público precisa ser real e engajado com a sua rádio, caso o contrário, a sua rádio não trará o mínimo de interesse para os anunciantes, o que é feito por meio da produção de conteúdos frequentes e de qualidade. Pesquise bastante sobre os assuntos que serão tema nos programas da rádio ou no posts do seu blog. Você também pode usar táticas de SEO e marketing de conteúdo em seus textos, para que eles tenham um bom ranqueamento no Google e sejam agradáveis de se ler e tragam informações relevantes para os seus leitores.
Caso a sua web rádio já tenha um bom grau de relevância, algumas empresas já começarão a mostrar interesse pelo seu projeto. Essa é a hora de entrar em ação e falar sobre todos os benefícios que elas terão ao anunciarem na sua rádio. Faça mídia kits ou outro tipo de apresentação que mostre os números de visualizações e engajamento nas redes sociais que a sua rádio consegue alcançar, além de mostrar exemplos de peças publicitárias que você já tenha feito para outras empresas. É importante que essas propagandas tenham qualidade e sejam inovadoras, pois só assim o anunciante terá certeza de que o seu público realmente se interessará pelo seu produto ou serviço. Mesmo que as empresas anunciantes ainda não tenham aparecido, você pode ir atrás das que tenham o perfil e tema parecidos com a da sua rádio. Mas nada de ser insistente! Apenas mostre o que você tem a oferecer de forma educada e não encha o e-mail com inúmeras propostas.
Não é porque a sua relação com um anunciante chegou ao fim que você precisa acabar com a amizade também, não é mesmo? Mantenha o contato com a empresa mesmo se o contrato de divulgação tenha acabado. Veja se a campanha deu o resultado esperado e até mesmo dê dicas sobre como melhorar parcerias futuras. Assim o seu ex-parceiro perceberá que você não se importa apenas com o cachê, mas também com a oportunidade de que ambos os negócios possam crescer juntos. Além disso, manter contato poderá abrir a oportunidade para novos projetos futuramente. O mesmo vale para as parcerias atuais. Tenha um contato frequente, buscando até mesmo uma relação mais amigável e próxima. Se mostre realmente interessado com o andamento das propagandas, veja quantos novos clientes a empresa já conseguiu. Assim, ambos podem trabalhar juntos para tirar o melhor possível desta parceria.
Talvez fazer propagandas apenas nos intervalos comerciais de uma web rádio não seja interessante para alguns anunciantes, principalmente se o público-alvo não tem costume de ouvir o rádio. Experimente expandir o seu projeto para outras áreas, como o próprio blog, outras redes sociais como o YouTube e o Instagram, que permitem a geração de renda com vídeos e fotos patrocinados ou crie outros tipos de trabalhos como livros, cursos online ou palestras. Dessa forma, seu trabalho poderá ter mais chances de ser visto por seu público e você expandirá seu negócio, além de diversificar sua renda, inclusive com a venda dos produtos e serviços oferecidos por você. Além disso, atrairá um público totalmente novo, mais alinhado com o tema que você costumeiramente aborda em sua rádio.
Muitas empresas reforçam a sua publicidade em datas comemorativas, já que são épocas que os consumidores também resolvem gastar mais em presentes, alimentos, enfeites etc. Aproveite essa sazonalidade para captar anunciantes temporários, que mesmo não sendo do perfil da sua rádio, poderão divulgar seus serviços por meio de programas especiais feitos na sua rádio com a festividade que estiver em alta. Caso você tenha uma rádio sertaneja, por exemplo, que tal produzir no dia dos pais programas exclusivos sobre o tema? Fale sobre como são os pais do interior e insira propagandas de presentes que podem ser dados nesta data especial, e claro, toque as músicas sertanejas que também falam sobre o tema. Essa é uma forma criativa de fazer com que os anúncios da sua rádio sejam veiculados de forma natural, sem assustar o ouvinte. Os anunciantes, com certeza, gostarão do seu cuidado com a parceria e farão outros contratos nos anos seguintes ou em outras datas comemorativas.
Para lidar com um grande volume de anunciantes ou ter êxito em suas estratégias de marketing, é preciso organização. Calcule quantas propagandas podem ser veiculadas por dia para que a sua transmissão não fique entediante para os ouvintes e nem comprometa a programação normal da sua rádio. Escolha com sabedoria quais empresas terão publicidade veiculada à sua rádio, pois caso algum ouvinte tenha uma experiência ruim com certa empresa que você divulgou, ela poderá parar de ouvir a sua rádio e até mesmo divulgar o infeliz incidente para outras pessoas. Assim, seguindo as nossas sete formas de conseguir anunciantes para a sua web rádio, você terá não apenas um dinheiro extra no fim do mês, mas parceiros que vão contribuir com o crescimento do seu projeto, além da possibilidade de expansão de um público fiel e engajado com o seu trabalho.
Fonte: Maxcast