Nós sabemos bem a sua luta constante de encontrar e construir a sua “voz de rádio” e como é trabalhoso construir uma ligação mais forte e pessoal com seus ouvintes. Mas não se preocupe! Este artigo é exatamente para lhe ajudar em sua jornada e tornar tudo mais fácil. Estas 7 dicas são técnicas muito usadas pelos profissionais de grandes rádios do mundo todo que você também pode usar.
Sabemos perfeitamente que você já leu esta dica antes, mas, essa é uma daquelas coisas que é sempre bom repetir porque por mais que pareça óbvio, muitas vezes nos esquecemos desta regra que é essencial! Porque seu público ouve você e não outro? Em que horário? De qual parte eles gostam e ouvem mais? Conseguir responder essas perguntas é o caminho para conseguir criar uma imagem dentro das mentes dos seus ouvintes de “quem é você” e “quem eles são”. O objetivo principal é criar momentos “me too” que em português significa “eu também”. Quanto mais você entender seus ouvintes, mais fácil será criar estes momentos. Pense nisso como aquela conversa que você tem com seus amigos mais próximos que, quando eles contam algo sobre as vidas deles, você se identifica e tem uma história parecida para contar. Assim que você entende os ouvintes, você pode tirar proveitos das suas próprias experiências e contá-las como uma forma de criar uma conexão entre você e seu público. As pessoas querem muito criar este laço emocional que apenas estes momentos “eu também” podem trazer.
Você pode falar sobre qualquer assunto na sua web rádio (desde que, obviamente, não esteja ferindo nenhuma lei, e que tome cuidado com temas sensíveis). Porém, você não deve jamais fazer isso “sem empolgação”, de uma forma entediante e nada envolvente, isso só vai fazer com que seu ouvinte simplesmente não se importe com o que você diz. Se você tem algo a dizer, faça isso de forma atrativa, poética talvez. Transforme esta fala em algo que irá agarrar seus ouvintes, prender a atenção de forma que eles queiram não só te ouvir mas também conversar com você.
Por mais que você saiba que, além de você, tem centenas de pessoas ouvindo o mesmo programa de rádio, ainda assim, ouvir rádio é uma experiência solitária. Seu público consome o seu programa como indivíduo e não como um grupo de pessoas. Evite usar palavras como por exemplo: “qualquer um por aí”, “todos vocês”, até mesmo “alguns de vocês”. É muito impessoal e passa a ideia de que você não está conectado com o seu ouvinte. Quanto mais você usa a linguagem “você e eu”, mais provável é que seu público se engaje.
Você é o apresentador e é sua responsabilidade “tomar as rédeas”, estar no controle o tempo todo e conduzir o programa. E para isso, é necessário que você passe uma certa energia com a sua voz mas sem forçar e guie seu ouvinte. Tome cuidado para não ser prolixo (aquela pessoa que fala demais e por fim ninguém entende nada, ou estica demais o assunto que poderia ser dito com menos palavras) ou divagador (o famoso “ficar viajando” no assunto). Tente sempre ser conciso e não perca o foco do assunto. Se você sentiu que tem pouco assunto, não tem problema algum em tocar mais uma música ao invés de falar, ninguém vai reclamar disso. Às vezes falar menos tem muito mais impacto do que falar muito.
Todo jogo tem regras, e muitas vezes, na ânsia de vencer, como dizem no futebol, o time joga “com o livro de regras debaixo do braço”. Saber como tudo deve ser feito é ótimo e torna tudo muito mais fácil, tira a dúvida de como conduzir seu programa, você pode apenas “tocar pra frente” que vai dar tudo certo. O problema é que muitas vezes fica chato e repetitivo, este é o grande problema das fórmulas. Os ouvintes conseguem perceber quando você está apenas regurgitando o mesmo programa do mesmo jeito o tempo todo. Se você sabe como as coisas “devem” ser feitas, se conhece as regras, então você sabe como quebrar as regras, sabe como mudar seu programa sem necessariamente estragar tudo. Variar um pouco dá um certo tempero e às vezes é preciso até dar uma apimentada, sair da monotonia. Romper com a rotina pode ser exatamente o que você precisa! Experimente, tente e reinvente!
Aproveite ao máximo o que o microfone pode fazer. Saber como posicionar seu microfone e como falar nele pode mudar completamente o som da sua voz. A sua voz só pode ir até um certo limite, então não grite, certifique-se de não estourar os “pês” (palavras com a letra “p” as vezes estouram na hora de falar) se mantenha a uma boa distância. Imagine que o microfone é seu amigo, você não iria chegar muito perto, respirar em seu rosto e estalar seus lábios neles. Seu microfone pode e vai captar cada ruído que você fizer com sua boca, então tente não causar dor de cabeça aos ouvintes.
Para a maioria, isso é a parte mais assustadora. É como se no meio do seu casamento, no meio do altar, pedissem para você fazer um stand-up, “apenas faça as pessoas rirem” … Isso deixaria a mente de qualquer um em pânico! Claro que é quase impossível não ser você mesmo, mas o que queremos dizer com isso é pra você trabalhar seus pontos fortes, ao invés de tentar ser alguém que você não é. Se solte, mostre entusiasmo e divirta-se apresentando, você está no rádio, é o seu show! Com um pouco de prática, sempre ouvindo o feedback dos seus ouvintes e treino com certeza você vai chegar onde deseja.
Essas são coisas simples de serem lembradas, mas que vão lhe ajudar a apresentar um ótimo programa de rádio. Mas sem dúvida o mais importante é sua dedicação, experiência e a quantidade de horas apresentando. Isso conta muito para criar um programa de web rádio de qualidade. O que isso significa? Apenas faça! Você vai errar, mas errar é o caminho para acertar.
Fonte: Maxcast